Embora as discussões sobre a Gestão Econômico-Financeira estejam em grande parte associadas às áreas Financeira, Contábil e correlatas – é de responsabilidade de Procurement manter a engrenagem financeira da companhia operando, ou seja, ser o Guardião do Caixa em um cenário de crescente competição e inovação.
Para contextualizar, ao analisarmos a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), como também o Balanço Patrimonial, identificaremos por meio de índices, uma compreensão clara da saúde financeira da organização em um determinado período.
A partir do conhecimento desses elementos, Procurement obtém visibilidade, a título de exemplo, sobre os gastos em diferentes categorias de Compras, sejam de Diretos e Indiretos, Matérias-primas, Serviços, MRO, Opex, Capex ou outro tipo.
Sob essa ótica, Procurement constrói um processo de tomada de decisão mais robusto, com estratégias de fornecimento que privilegiam modelos de atuação focados na lucratividade e geração de valor para organização, impactando positivamente os índices contidos no DRE e no Balanço Patrimonial.
Abaixo alguns exemplos de estratégias essenciais em Procurement para o sucesso da Gestão Econômico-Financeira:
- Procurement deve estar alinhado estrategicamente com o Modelo de Negócios e os objetivos da Organização em todos os níveis. Procurement não deve se isolar das prioridades organizacionais.
- É indispensável o foco na Gestão de Fornecedores (Qualificar e oxigenar a base de fornecimento)
Buscar parcerias no longo prazo, com foco na inovação e na resolução de problemas. - Focar no relacionamento com Stakeholders.
- Ter Pleno conhecimento da Cadeia de Suprimentos que envolve a sua Categoria de Compras (Investir em Inteligência de Mercado para Identificar oportunidades e potenciais riscos).
- Identificar itens de compras não essenciais.
- Implementar indicadores, mensurar resultados em conjunto com as áreas Financeira e Contábil.
Desse modo, o desempenho de Procurement irá se refletir nesses índices, especificamente:
- Receita Operacional Bruta
- Lucro Operacional Bruto
- EBITDA
- Capital de Giro
- Fluxo de Caixa
- Ciclo de conversão de caixa
- Contas a receber
- Fornecedores a pagar
- Investimentos
- Valor Presente Líquido
Diversos grupos, sejam internos e externos, utilizam o DRE e o Balanço Patrimonial para tomar suas decisões de negócios. A Alta Administração, na revisão de estratégias. Investidores, que verificam se a organização é lucrativa, se vale a pena investir no negócio. Credores, que avaliam se a empresa consegue honrar seus compromissos, ou contrair novas fontes de financiamento.
Procurement, portanto, tem significativa responsabilidade na estabilidade e no crescimento da companhia, principalmente pelo montante de recursos envolvidos nas aquisições.
Você comprador, quais as ações que você colocaria em prática para potencializar a Gestão econômico-financeira da sua organização?
Redator Comex