Comex a casa do profissional de Comércio Exterior

Estratégias de Negociação para Compradores Parte 5

Negociação é uma das principais atividades no cotidiano do Profissional de Compras.

Compradores vivem o tempo todo em negociações com fornecedores, requisitantes e departamentos de suporte, sempre trabalhando com diferentes objetivos, interesses e outros fatores que interferem nos processos de tomada de decisão.

O desenvolvimento da habilidade de negociação é vital para uma carreira de sucesso em Compras, mas aliado a isso, o Comprador deve conhecer profundamente o negócio da sua empresa, as expectativas no curto e médio prazo, os fatores externos que podem impactar as estratégias da organização, os interesses das áreas requisitantes sobre as solicitações mais críticas e os objetivos dos fornecedores em cada negociação.

Toda negociação além de pautada nos próprios interesses das partes envolvidas, também está alicerçada em concessões.

A concessão é uma peça muito importante no processo de negociação.

Toda concessão precisa ser pré-avaliada com muita atenção visando garantir que seja compreendida como uma vantagem pelo interlocutor, como também a dimensão de sua relevância. Concessões mal interpretadas podem gerar baixa reciprocidade da outra parte e consequentemente resultados insatisfatórios.

Quando o Comprador conhece muito bem o que está sendo negociado, seus objetivos e as zonas de possível acordo, ele possui condições de conceder algo para a outra parte sem impactar na sua estratégia.

As concessões devem ser feitas quando se tem a visão prévia de um conflito de interesses ou em meio a um.

Aqueles negociadores que controlam melhor o fluxo de concessões ao longo da negociação possuem maior probabilidade de obterem melhores resultados.

Alguns Compradores optam por manter a guarda fechada no início das negociações, fazendo poucas ou nenhuma concessão até que reconheçam a estratégia do fornecedor. Somente após diagnosticarem os objetivos e interesses da outra parte, eles se permitem abrir mão de algumas peças no tabuleiro.

Outros Compradores são mais razoáveis. Ao longo da negociação fazem concessões homeopáticas e apenas nos momentos de impasses, cedem de acordo com os limites do objetivo desejável e o mínimo necessário.

Quem está negociando deve saber que muitas concessões cedidas podem ser percebidas como falta de valorização com o objeto da negociação, tornando a outra parte menos flexível a cada novo pleito. Como também muitas concessões negadas, pode trazer desconforto, interrompendo ou extinguindo o processo de negociação sem chegar a nenhum consenso.

Entretanto, dificilmente as duas partes chegarão a um acordo satisfatório sem fazer concessões, do contrário não seria necessário negociar.

Dentro do cenário de concessões, você sabe qual seu estilo de negociador?

COMPETITIVO: ambicioso, odeia perder, evita ceder, faz poucas concessões, atua pressionando e dá pouca atenção às necessidades alheias.

COOPERANTE: gentil, flexível, evita dizer não e pedir descontos, avesso à competição. Preocupa-se em  colaborar, faz muitas concessões, gosta de agradar e se esforça para perceber as necessidades do outro.

PERFECCIONISTA: detalhista, gosta de seguir regras, crítico, reservado, pouco flexível, bom ouvinte, demora para decidir, estuda bastante antes de negociar, desconfiado e formal.

SEDUTOR: negocia com base na emoção, apegado aos relacionamentos, mantém ótimo network, faz e pede concessões com desenvoltura. Tem jogo de cintura, é extrovertido, criativo, empático, mas pouco detalhista.

IMPACIENTE: ansioso e com elevado senso de urgência. Valoriza a pontualidade, é multitarefas e agitado. Não tem paciência com pessoas lentas e para longas negociações, se irrita quando tem de esperar. Procura simplificar as coisas.

Como você percebeu, não basta conhecer somente o seu perfil de negociação, é importante também reconhecer o perfil do seu interlocutor para entender como ele encara os fatores em torno das concessões.

Ao identificar o perfil daqueles que estão ao redor da mesa, conduza o processo com clareza, ética e integridade, buscando sempre trazer os melhores resultados para sua empresa, sem abrir mão do relacionamento com o fornecedor. Do contrário, dependendo do que está sendo negociado, você pode causar prejuízos à sua organização e à sua carreira. Pense nisso!

Gostou da dica? Escreva sua opinião nos comentários.

Forte abraço do seu Mentor de Carreira para Profissionais de Compras, Leonardo Rosa.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Comex Research e de seus editores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos do Blog

Compartilhamos conhecimento para crescermos juntos!